segunda-feira, janeiro 28, 2008

Mamã, neste não cabem...

Quem por cá anda sabe que o tempo por Macau, tem tendência para ser bastante húmido. Quem não anda por cá, tem bom remédio, ou acredita porque sim, ou vem cá fazer uma visitinha (estou mais em apoiar a 2a).

Pelo que, dadas estas condicionantes meteorológicas, o problema de secar roupa sem que esta fique com cheiro foi um com o qual me debati durante os primeiros tempos em que permaneci por cá. Depois o tempo melhorou, começou a aquecer (não ficando menos húmido) e as roupas tornaram-se mais leves, e como consequência, mais fáceis de secar.

O debate familiar sobre o uso de desumidificador (perde o h, mas eu não consegui encontrar a regra para isto no prontuário, e inclusivamente em dicionários, provavelmente antigos, até umidade vi) para ajudar a secar a roupa foi longo.

E a verdade é que comprei um...

Foi rapidamente ocupado, indevidamente, por um certo material parasita na minha casa. Agora que olho para o desumidificador reparo que, mesmo que quisesse, não havia muita roupa que quisesse secar que lá coubesse. Pelo que vou deixa-lo aos ocupantes...

(Edit) - 28.02.2008

Bem tecnicamente, uma "dry box" é o seguinte. (Notar que no interior de um desumidificador se encontra uma caixa, pelo que se o interior se encontra desumidificado, a caixa se encontra "dry")


Mas para que fique claro o aparelho, se aceitar-mos os estrangeirismos, é um "dry-cabinet", e não uma "dry-box" (veja-se pela caixa do aparelho). Nesta foto pode observar-se a função do aparelho (porventura a principal) "Dehumidification". Ah!! Pormenores...

6 comentários:

C. disse...

Olá!
Cá nas terras altas de Sintra a humidade é uma constante. Para retirar a humidade do ar tenho dois desumidificadores (1 por piso), mas para acabar de secar bem a roupa ou se recorre ao aquecedor (ideia perigosa dependendo do tipo de aquecedor) ou recorro à máquina de secar roupa do meu pai. O gasto energético das máquinas de secar roupa é mto elevado, pelo que recorro ao do meu pai que trabalha na EDP (topas :) ).
Mas o aparelho que tens na foto não me parece ser nem desumidificador, nem máquina de secar roupa. O que é isso? Para que serve? E, já agora, que material parasita é que lá está? Os de cá de casa acomulam cotão a que sou alérgica e recorro a uma limpeza frequente para não ter problemas.
Esse teu aparelho parece um cofre com vitrine...
C.

Pedro Cheganças disse...

Boa ideia essa da EDP... ;)

Efectivamente o aparelho é mesmo um desumidificador, mas destinado mesmo aos parasitas que o ocuparam imediatamente (um mês e tal depois de o ter comprado, durante esse tempo tive pregui e fui a Portugal, onde apesar do frio a humidade do ar foi um pouco menor).

Os parasitas em questão são da familia Canon, e tem por hábito registar imagens. ;) São parasitas só pelos custos que tem quando se mudam para a casa de uma pessoa!

Anônimo disse...

ca esta o frigorifico das maquinas... essa coisa de lhe chamar desumidificador (sem h) confunde as pessoas... mas um frigorifico que se preze nao pode ter tanta prateleira vazia...

B. disse...

Pois, eu não digo mas cheira-me que alguém vai achar que é falta de vontade.

Olhando assim de lado e só com um olho (o esquerdo, o de gestão espacial) consigo ver aí espaço para pelo menos 5 pares de calças, 4 camisolas, 7 camisas, 2 blusões, 20 boxers e outros tantos pares de meias. Ou seja conseguias arrumar praticamente toda a tua roupa e ainda manter as máquinas fotográficas fresquinhas... olha lá bem e vê se não tenho razão.

Anônimo disse...

Isso não é desumidificador ("dehumidifier"), é uma "dry box". O primeiro seca o ar à volta, a segunda serve apenas para manter a humidade controlada dentro dela. Chamar desumidificador a uma coisas dessas é o mesmo que chamar aparelho de ar condicionado ao frigorífico!

Pedro Cheganças disse...

Muito obrigado pela tradução da palavra desumidificador, era uma palavra que me faltava no vocabulário inglês. Obrigado, mesmo!

No entanto, garanto-lhe que já tentei minimizar os estragos de tão irreflectido post no meu blog. Estive a ter uma conversa com eles (com o frigorífico, e com o ofendido) e ambos me garantiram que nenhum tinha levado a questão tão a peito, até porque se consideram inteligentes o suficiente para perceber a lógica do post.

Quem por seu lado ficou ofendido foi mesmo o ar condicionado, (porventura porque parte das suas peças até são mesmo as que são usadas em frigoríficos) mas a este eu não lhe tenho mesmo respeito, por isso tem bom remédio.

Por outro lado, agora que penso melhor no assunto, tendo em conta que me encontro em Macau, local onde devo conseguir contar pelos dedos das mãos o número de dias do ano com humidade relativa do ar abaixo de 60%, parece-me que a principal função do aparelho que comprei, é mesmo de desumidificador.