quinta-feira, abril 26, 2007

De volta a Shanghai...

Edifício Jin Mao, em pinyin: Jīn Mào Dàshà, o que literalmente quer dizer:"Golden Prosperity Building". Este é o nome do edifício mais alto da China, o 5o mais alto do mundo. No entanto, a despromoção já está prevista. Shanghai prepara-se para acabar, em 2008, um torre ainda mais alta e estará localizada mesmo ao lado.

Localizado em Lujiazui, no distrito de Pudong. Este edifício tem vários inquilinos, sendo o principal o Hotel Shanghai Grand Hyatt. Hotel de 5 estrelas, 555 quartos, que ocupas os andares do 53 ao 87. Uma breve procura na internet sobre os preços de uma estadia, indicam preços que rondam os 160 a 270 euros por noite para duas pessoas.

Esta torre tem 88 andares (93 se se contarem os últimos pisos técnicos, fechados ao público), e atinge no seu topo os 420,5 m. O seu último andar está aos 366m de altura. Tem 61 elevadores e 19 escadas rolantes, estacionamento para 600 veículos e 7500 bicicletas (isto acho pouquinho para um edifício desta natureza).

Os últimos pisos, como já referi, sendo pisos técnicos estão fechados ao público. Os possiveis de serem visitados são o 88, reservado para um skywalk, e o 87, onde entre outras coisas inclui um bar chamado Cloud 9. Foi neste bar que estive. Infelizmente o tempo não estava no seu melhor, mas sempre dá para ver qualquer coisa.


5 comentários:

Anônimo disse...

Mostrei agora o edificio à tua futura sogra... resposta: "preferia viver numa barraca debaixo da ponto!!"
Ai ai ai, dava tudo para partilhar essa vista, ao vivo ;) será que isso alguma vez acontecerá??

Jokinhas enormes, Anokas

B. disse...

É impressionante o "smog" que é visível ao longe. O ar da cidade tem o cheiro que se imagina, ou conseguimos ser surpreendidos (agradavelmente) por não o ter?

B. disse...

ahhh faltou o Abraço do Mano

Anônimo disse...

Afinal parece que nunca acontecerá... escolheste outra companhia...

Anokas

Anônimo disse...

eu tenho fotos do elevador:)