segunda-feira, agosto 06, 2007

Associações

Esta não é a primeira vez que me apercebo disto. No outro dia, ao dar uma vista de olhos por um outro blog que me é familiar a ideia voltou-me à memória.

Não sei se acontece com outras pessoas, imagino que sim.

No meu caso é mais frequente acontecer-me com música. Gosto muito de música, gostava de ouvir ainda mais... mas um segundo é um segundo, e ouvir duas músicas ao mesmo tempo pode baralhar.

Acontece-me com música. Porque houve, também, muitas coisas que fiz com alguma continuidade, enquanto ouvia o mesmo disco ou um mesmo conjunto de músicas.

Posso enumerar alguns exemplos para exemplificar melhor a que me refiro:

Pantera - Cowboys from Hell (sei que não é propriamente uma coisa que muitos consigam compreender, gostos são gostos ;)) - Associo, sempre que ouço uma música deste álbum ao livro que andava a ler nesta altura: O Senhor do Aneis, o volume é que se me passou, eventualmente porque terei lido mais que um, mas muito provavelmente será o segundo volume que mais relaciono com o álbum.

Skunk Anansie - Post Orgasmic Chill, especialmente uma música "Lately", acho que a minha favorita deste álbum, relaciono com um jogo de computador que andei a jogar, "Legacy of Cain" (apesar do nome ter demorado a recordar, o mesmo não se passou com a imagem do jogo).

Nem todas estas associações são de boas recordações, ou sequer de recordações importantes. Há momentos que nos marcam, apesar de serem fogazes e as associações que podemos fazer podem durar anos.

Coldplay - A rush of blood to the head. Uma das bandas favoritas do meu irmão, da qual eu também gosto bastante. Neste álbum há poucas músicas que não me tragam à memória um grande amigo meu, que já não está entre nós. A notícia da sua morte, bem como o/os dia/dias que antecederam o seu funeral foram acompanhados por este álbum. Sobretudo uma música que naquele momento muito se aplicava à situação.

E foi exactamente um post com um excerto desta letra que me trouxe à memória esta questão das associações: "... "Ninguém disse que era fácil, mas ninguém alguma vez afirmou que era assim tão difícil" (Tradução livre do refrão de "The Scientist" dos ColdPlay). É o que me está constantemente na cabeça."

Pergunto-me... quais as associações que farei com este tempo em Macau?

Um comentário:

Anônimo disse...

confesso que nao sei porque mas de repente lembro me dos Oquestrada ... Delfins... mas olha que acho que ias gostar dos Soler... e que tal opera chinesa para aqueles dias que estás que nem podes?? Acho que era optimo... Txi Sin...

Preocupa-te em viveres o momento aqui...porque daqui a um ano, quando voltares a PT para retomar a tua vida lá, vais associar musicas, cheiros, imagens, sabores... e isso vai surgir naturalmente.