quarta-feira, agosto 08, 2007

O meu primeiro...

... tufão parece que vem aí.

Tudo começou esta manhã com o pequeno sinal, que praticamente passou despercebido, afixado na porta do meu prédio. O sinal de nível 1 de tufão estava içado.

Durante o dia anterior, já se controlava a rota de mais uma tempestade tropical ou um ciclone (ainda vou ter que procurar qual a diferença entre elas, ou isso, ou convido o Prof. Antímeo de Azevedo para fazer uma pequena explicação através do meu blog... mas tem que pedir muito), através de vários sites, e as previsões foram-se alterando um pouco.

No início parecia que a trajectória do ciclone (isto de não saber como lhe chamar, está a fazer-me confusão) não iria atingir Macau nem Hong Kong, desviando-se o suficiente para norte, atingindo primeiro Taiwan, e depois a costa chinesa, não chegando a tornar-se uma preocupação.

Mas o seu percurso alterou-se e veio a verificar-se que afinal passou a sul de Taiwan, praticamente não o atingindo. Prosseguia, então, incansável para Hong Kong e Macau.

Ao final do dia já se estimava, que o sinal de nível 8, indicador de: "O centro da tempestade tropical está a aproximar-se sendo possível o registo na RAEM de vento do quadrante indicado entre 63 km/h e 117 km/h com rajadas de cerca de 180 km/h." onde: "São encerrados todos os estabelecimentos de ensino. As crianças devem permanecer em casa. Portas e janelas fechadas, com segurança. Concluir todas as medidas habituais de precaução. As pontes podem ser encerradas a qualquer momento, havendo um aviso prévio. As emissoras passam a trabalhar em regime permanente." (Acho estranho não falar aqui da PAL... estou um pouco preocupado... a PAL fechará?... alguém me pode dar essa informação em tempo útil?)

Aqui vos fica, então, a última previsão da trajectória, antes de me ir deitar.

4 comentários:

Anônimo disse...

querias era ficar em casa.. e os tristes a trabalhar!!!:)

B. disse...

E fotos? há? humm?!

Já tens fotos daqueles tipos a fazerem-se passar por papagaios de papel?

Pedro Cheganças disse...

Desculpem-me, mas não é nada disso, evidentemente que não se trata de não querer trabalhar.
Sinto-me apenas enganado, porque me foi prometido um tufão de nível 8, e eis que depois nem o túnel da ponte Sai Van pude ir ver.
Já não se fazem tufões como antigamente. Quer dizer, mal se viram canteiros desarrumados... fui enganado.

Anônimo disse...

eu pedia uma indemnização ao senhor "água"... mas espera lá... que pode ser que ainda haja qualquer coisita nos proximos meses...
mo man tai...